top of page

Observatório do 3º Setor



Projeto da empresa social Colabore com o Futuro propõe construção colaborativa de planos de governo sobre área da saúde para eleições de 2022. População pode opinar por meio de formulário online





Por Juliana Lima


A Colabore com o Futuro, uma empresa de mobilização social e advocacy, está lançando um projeto que propõe a construção colaborativa de planos de governo nas eleições de 2022 para a área da saúde.


Os planos de governo devem ser apresentados por cada candidato a presidente ou governador e servem justamente para mostrar para a sociedade as propostas de cada candidato nas áreas de administração. Para os eleitores, uma das formas de escolher em quem votar é avaliar essas propostas, mas o novo projeto propõe ir além e pedir que a população participe da construção dos planos.


Para isso, a empresa disponibiliza um formulário online em que o cidadão poderá enviar sugestões do que deve ser trabalhado pelos governos na área da saúde nos próximos anos. Os interessados podem dar a sua opinião de acordo com o que percebem de necessidade em seu município, estado ou no país.


O formulário contempla questões como estrutura do sistema, gestão e financiamento, planejamento, acesso, ciência e tecnologia, redes de atenção à saúde e outras etapas do processo que englobam o atendimento à população.


Depois, até julho deste ano, a empresa irá organizar cada uma das sugestões enviadas em um documento geral, que será entregue aos partidos e seus candidatos.


“Pretendemos desenvolver uma experiência inovadora, para estimular uma participação mais ativa na construção da política em nosso país. Também queremos mostrar aos políticos que conhecemos os processos e que os cidadãos estão atentos e de olho nas promessas de campanha”, diz Carolina Cohen, uma das fundadoras da Colabore com o Futuro.


O projeto, que recebeu o nome “Voto pela Saúde”, já está com o formulário disponível no site.

20 visualizações0 comentário
bottom of page